Mulheres podem treinar menos do que homens para ter mesmo benefício
Para as pessoas do sexo feminino, uma rotina menos exigente ainda oferece o mesmo resultado em diminuição do risco de morte
29/04/2025 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Para as mulheres que não são exatamente fãs do exercício físico, temos uma boa notícia: um estudo recente publicado no Journal of the American College of Cardiology descobriu que as mulheres cisgénero precisam de menos exercícios para reduzir o risco de morte.
Quer entender mais sobre o estudo? A gente te explica!
Risco diminuído de morte em Mulheres X Homens
Não se trata de uma competição de gênero mas, se fosse, as mulheres sairiam na frente.
Enquanto os homens cisgénero precisam de 300 minutos de exercício semanal para reduzir as suas probabilidades de mortalidade cardiovascular em 18%, as mulheres cis necessitam apenas de 140 minutos para reduzir o risco em 24%.
Como o estudo incluiu apenas homens e mulheres cis nos seus ensaios, é difícil generalizar os resultados para a população em geral. Ainda assim, isso é uma grande notícia para aquelas que lutam para ir à academia.
Mas e a recomendação de 300 minutos por semana?
Sim, a própria OMS indica que se faça ao menos 300 minutos de exercício por semana. O problema é que os estudos que definem esses números não costumam incluir mulheres.
Existe uma escassez de ciência do exercício para mulheres e, portanto, somente agora estamos aprendendo que as mulheres cis talvez nem precisem passar tanto tempo na academia.
É claro que a longevidade não é o único benefício valioso do exercício e praticar mais exercícios do que o recomendado ainda vai ajudar em outros aspectos – como, por exemplo, para quem quer construir músculos.
Mas o resultado final é que todas as pessoas merecem mais pesquisas para ajudar a fazer escolhas bem informadas sobre os seus treinos.
Como dividir seu treino com essa nova recomendação
Em números gerais, 300 minutos por semana equivalem a 5 exercícios de 1 hora.
Ou seja, para os homens colherem os benefícios, uma recomendação é praticar as atividades físicas 5 vezes por semana durante no mínimo uma hora.
Para as mulheres, no entanto, essa recomendação pode ser de 30 minutos por dia ou, ainda, de dois treinos de 1 hora e um treino de 20 minutos na semana.
Mas lembre-se, isso não significa uma desculpa para ficar sedentária nos outros dias. Nos dias de descanso, certifique-se de fazer um repouso ativo, praticando exercícios leves como caminhada, pedalada suave ou até uma ioga mais light.