Treinar de tarde ou de noite pode ajudar a controlar o açúcar no sangue
Novo estudo descobriu que se exercitar nesses períodos pode ajudar na resistência à insulina.
19/06/2025 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Uma nova pesquisa descobriu que se exercitar à tarde ou à noite pode ajudar melhor a controlar o açúcar no sangue do que atividades físicas realizadas de manhã.
O estudo concluiu que se exercitar entre meio-dia e meia-noite pode diminuir significativamente a resistência à insulina em comparação com a atividade no início do dia.
Como foi feito o estudo
A equipe analisou dados do estudo Netherlands Epidemiology of Obesity (NEO), que incluiu homens e mulheres com idades entre 45 e 65 anos que tinham um índice de massa corporal (IMC) de 27 ou mais, o que significa que estavam acima do peso ou obesos.
Eles então convidaram todos os habitantes entre 45 e 65 anos com um IMC representativo da população geral de um município na Holanda como um grupo de controle, totalizando quase 6.700 pessoas.
Todos os participantes foram submetidos a um exame físico onde amostras de sangue foram coletadas para medir os níveis de glicose e insulina no sangue quando estavam em jejum e após comer.
Eles foram então divididos em três blocos; os que treinavam das 6h às 12h; das 12h às 18h e das 18h à meia-noite.
Resultados
O exercício noturno reduziu a resistência à insulina em 25%.
O exercício à tarde foi associado a uma redução de 18% na resistência à insulina.
Já, para os que treinaram de manhã, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa na resistência à insulina.
O que é resistência à insulina?
A resistência à insulina ocorre quando as células param de responder à insulina.
Em um organismo saudável, sempre que a insulina (açúcar) chega, o receptor de insulina permite que esse açúcar possa entrar na célula, que a usa para energia.
Quando esse receptor está danificado, ele não consegue ativar o estímulo para que o açúcar possa entrar. Isso fará com que toda a glicose fique fora da célula.
Se a glicose não consegue entrar nas células, o açúcar no sangue permanece alto, resultando em diabetes tipo 2.
Por que o exercício ajuda na resistência à insulina
A atividade física oferece outro caminho que não envolve a sinalização da insulina.
As duas maneiras pelas quais a glicose pode entrar na célula são através do receptor de insulina ou através do exercício. Sempre que fazemos exercícios, permitimos a entrada de glicose nas células porque a glicose fornece energia no exercício.
Portanto, o exercício (a qualquer hora) pode ajudar no controle do açúcar no sangue, o que, por sua vez, pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.