O que acontece com seu corpo quando você se exercita
Confira essa linha do tempo dos efeitos, do primeiro minuto até 6 meses depois.
16/09/2025 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
Nós já te contamos que fazer exercícios físicos regularmente desencadeia um turbilhão de benefícios no organismo e mente. Mas você sabe exatamente por quais mudanças seu corpo passa fisicamente e mentalmente quando você se exercita?
Nós traduzimos a linguagem médica para você entender:
- Como seu corpo reage aos primeiros 10 minutos após iniciar um exercício
Assim que você começar a se exercitar, seu corpo responderá estimulando ou inibindo alguns processos fisiológicos para permitir que você se exercite com mais eficiência.
Mas esse processo demora um pouco para acontecer, como explica o fisiologista do exercício, Gabriel Espinosa. Isso porque o corpo não quer sair do estado de repouso, então você pode sentir mais cansaço do que o habitual nos primeiros segundos, até que o cerebelo realmente comece a regular os sinais.
Já na marca dos dez minutos, a frequência cardíaca aumenta, o que significa que há um aumento no suprimento de sangue para o cérebro, tornando-o mais alerta e bloqueando os sinais de dor.
- O que acontece após uma hora de exercício
O corpo não gosta de desperdiçar energia, por isso está sempre tentando trabalhar da forma mais eficiente possível. O fluxo sanguíneo para os músculos aumenta, já que o corpo percebe que eles são os que estão sendo mais utilizados, e o para o intestino diminui, desacelerando a digestão.
Os pulmões aumentam a atividade para levar mais oxigênio aos músculos que, por sua vez, começam a ter as fibras que os compõem “rasgadas” pelo esforço.
Alguns hormônios começam a ser liberados, como o GH, que promove o aumento dos músculos e queima de gordura e a dopamina, que promove prazer e maior coordenação motora. A adrenalina também deixa o cérebro mais alerta.
- O que acontece uma hora depois de terminar o exercício
O corpo tentará retornar ao seu estado de repouso o mais rápido possível. Quanto mais em forma você estiver, mais rapidamente seu corpo fará isso.
Geralmente, tudo o que foi elevado durante o exercício agora diminuirá, enquanto tudo o que foi diminuído durante o exercício aumentará.
Curiosamente, durante esse processo, normalmente há um efeito de compensação, pelo qual o corpo não apenas volta aos níveis “normais” pré-exercício, mas na verdade super compensa.
Por exemplo, durante o exercício, a pressão arterial é elevada; após o exercício, as pessoas podem apresentar “hipotensão pós-exercício” – é quando sua pressão arterial fica mais baixa do que seus níveis normais de repouso e te deixa mais “mole”.
- O que acontece um dia após o treino
Lembra dos “rasgos” nas fibras musculares? Elas podem resultar naquela dor muscular pós exercício e é normal. Uma vez que seu corpo se acostuma com esse tipo de exercício, a dor tardia costuma ser mínima.
Durante essas primeiras 24 horas após o treino, o corpo vai focar na recuperação dessas microlesões, o que leva ao aumento muscular. Nesse período, a alimentação rica em carboidratos e proteínas e o descanso muscular são essenciais.
- O que acontece três dias após o treino
O exercício pode resultar em um aumento prolongado em sua taxa metabólica por até 72 horas após o exercício. Um estudo mostrou que após 45 minutos de ciclismo vigoroso, os participantes experimentaram um aumento de aproximadamente 40% em sua taxa metabólica por 14 horas após o exercício.
Atenção!Até aqui você está experienciando consequências de um treino único. Daqui pra frente, vamos te falar os resultados se você continuar com sua rotina de treinos regular. |
- O que acontece uma semana após o início do treino regular
Você começa a experimentar mudanças fisiológicas e mentais.
Em um nível celular, as mitocôndrias – mini usinas que produzem energia – se multiplicam, o que significa que seu corpo pode produzir mais energia e você vai se sentir mais disposto.
Você também experimenta melhorias em sua autoconfiança e reduções nos sintomas de depressão – tudo por conta de hormônios como serotonina e dopamina.
- O que acontece um a seis meses após o início do treino regular
Entre quatro semanas de exercícios regulares, você começará a ver melhorias mensuráveis em sua força e capacidade respiratória.
Se a perda de peso é uma meta e seu programa de exercícios está sendo complementado por uma alimentação saudável, você pode começar a ver mudanças desejáveis em seu peso na marca das 4 semanas. Se seu objetivo é a hipertrofia, você verá diferença em cerca de 3 meses.
O exercício regular também melhora a produtividade e reduz os dias de doença (menos chances de pegar resfriados, por exemplo) a partir das 4 semanas sem regularidade.
Como ter ajuda para chegar nesses resultados?
Ver todos esses benefícios é animador, mas manter a regularidade para alcançá-los é o maior desafio. É normal se sentir perdido sobre qual treino fazer ou como executar os exercícios corretamente. É aí que a orientação profissional faz toda a diferença.
Com o Smart Fit Coach, você tem acesso a uma consultoria online com um treinador que vai montar um plano de treinos 100% focado nos seus objetivos e na sua rotina. Funciona assim:
- Sessão inicial por vídeo: Você conversa com seu coach, explica suas metas, seu nível de experiência e sua disponibilidade. Ele vai tirar todas as suas dúvidas.
- Treino personalizado no app: Com base na conversa, o treinador monta uma rotina de exercícios sob medida para você, que fica disponível direto no App Smart Fit.
- Acompanhamento contínuo: Você pode tirar dúvidas com seu coach a qualquer momento por meio de um chat exclusivo. Ele te ajuda a ajustar os exercícios, garante que você está executando os movimentos de forma segura para evitar lesões e, o mais importante, te mantém motivado.
Ter um profissional te guiando é o jeito mais seguro e eficiente de transformar os benefícios de um treino único nos resultados sólidos de uma rotina regular e bem planejada.