Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Pudim de leite fit

Pudim de leite fit

O pudim de leite é uma sobremesa muito amada, que sempre está presente em comemorações. Essa receita é para você comer sem culpa.

03/06/2022Tempo de leitura: 5 mins

Smart Fit Por: Smart Fit

Conheça o app de nutrição da Smart Fit

Porque incluir o pudim de leite na dieta

Pudim de leite fit

3 from 11 votes
Recipe by Caroline Course: sobremesa, lanche da tardeCuisine: normo carb, sem culpaDifficulty: fácil
Porções

4

porções
Tempo de preparação

30

minutes
Tempo de cozimento

40

minutes
Calorias

300

kcal

O pudim de leite fitness que é tão gostoso quanto o normal. Corre fazer para se deliciar e continuar no foco.

Ingredientes

  • 5 unidades de ovos de galinha para a massa do pudim de leite

  • 2 xícaras de chá de leite em pó desnatado

  • 2 xícaras de chá de leite desnatado

  • 1 xícara de chá de iogurte natural desnatado

  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário

  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara

  • 4 colheres de sopa de água

Instruções

  • Bata os ovos, o leite em pó e o leite normal, o iogurte e o adoçante. Reserve.
  • Coloque o açúcar e a água na forma e coloque sobre o fogo médio até formar uma calda de caramelo.
  • Despeje delicadamente o líquido do pudim sobre a calda.
  • Leve ao forno em banho maria por 40 minutos.
  • Depois leve para geladeira, até esfriar totalmente. Desenforme e sirva em seguida!

Vídeo

Geralmente a receita tradicional de pudim vem acompanhada de ingredientes não tão saudáveis como por exemplo, o leite condensado.

Quando estamos fazendo dieta é necessário ter maior atenção ao consumo de produtos industrializados, ricos em açúcar ou gordura.

Como essa receita é uma versão fit, é possível comer sem peso na consciência já que os ingredientes utilizados nesta versão são mais saudáveis e trazem vitaminas e minerais para nossa saúde.

Para saber a melhor forma de incluí-lo na dieta de acordo com as quantidades é necessário passar em consulta com uma nutricionista para ela te indicar as quantidades e em que momento deve ser consumido na sua rotina.

Historia do Pudim de Leite

Que o pudim é uma delícia isso todo mundo concorda, não é? Mas há controvérsias em relação a sua origem.

Os portugueses afirmam ser os criadores do pudim, no século XVI, porém historiadores contam que não tem como saber exatamente onde e nem quando esse doce foi inventado.

Há uma história que conta que o pudim foi inventado por um abade português (cargo religioso acima do monge).

Os relatos dão conta de que ele não divulgava a sua receita secreta para ninguém que ousasse perguntar. A preparação original só foi revelada depois da morte do abade, quando encontraram seu caderno de receitas.

Bem, se é lenda ou não, dificilmente saberemos.

O primeiro registro de uma receita de pudim no Brasil, foi no “O cozinheiro imperial”, primeiro livro de cozinha editado no País, de 1840.

A receita era de um pudim de nata, mas a forma que o brasileiro mais consome atualmente é a que se prepara com leite condensado.

O mais amado é o pudim de leite condensado, servido com uma deliciosa calda de caramelo, mas existem muitas outras versões saborosas de como fazer pudim, como o de pão, de chocolate, de morango, de maracujá e tantos outros.

É possível também encontrar o doce em versões mais leves e menos calóricas.

Como receitas de pudim sem leite condensado, que é o caso dessa receita, que vai agradar a todos e é uma excelente pedida na sua dieta.

Benefícios do leite

A base da receita do pudim é o leite, sendo assim, ele que é um produto da vaca, rico em proteínas e em cálcio, tem benefícios na prevenção da osteoporose e perda da massa muscular.

O leite pode variar seus nutrientes com a forma de produção e tipo.

Além do leite de vaca existem versões de bebidas vegetais, que são produzidas a partir de grãos como soja, castanha e amêndoas.

O leite da vaca podemos encontrar em três versões: integral, desnatado e semidesnatado.

O leite integral contém as vitaminas A, E, K e D, que estão presentes na gordura do leite.

Entretanto como o leite desnatado não tem grande quantidade de gordura, perde esses nutrientes.

O consumo regular do leite traz benefícios para a saúde como a prevenção da osteoporose, por ser rico em cálcio e conter vitamina D e ajudar no crescimento dos músculos, pois é rico em proteínas.

Essa bebida também pode melhorar a flora intestinal, por conter nutrientes que são consumidos pelas bactérias benéficas do intestino.

Além de ajudar a controlar a pressão por ser rico em aminoácidos com propriedades anti-hipertensivas.

O mito do leite ser inflamatório

Recentemente na internet foi muito falado que o consumo do leite traz um efeito inflamatório para o nosso organismo.

Mas por mais que o ambiente online esteja cheio de opiniões sobre evitar o consumo de produtos lácteos em decorrência das suas propriedades inflamatórias, estudos comprovaram que essa afirmação não é justificável.

Nenhum estudo mostrou que o consumo de alimentos lácteos ou proteínas do leite aumenta a inflamação como se acreditava anteriormente.

Alguns dos estudos relatam que a ingestão de laticínios resulta na redução da inflamação, sendo seguro o seu consumo.

Contudo, o leite pode sim, ser inflamatório para algumas pessoas. Pessoas que tenham alguma disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) e que começam a desenvolver uma sensibilidade à caseína, proteína presente no leite que muitas vezes pode causar essa sensibilidade e inflamação.

Outras pessoas podem possuir alergia às proteínas presentes no leite de vaca, e nesses casos, a ingestão desses componentes desencadeiam uma resposta alérgica e processo inflamatório.

A restrição ao consumo de leite também é recomendada a pessoas com determinadas doenças como Doença de Crohn (que é uma doença intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo), enfermidades inflamatórias, úlcera e gastrite.

A bebida estimula a produção de suco gástrico, o que pode piorar o quadro dessas doenças, entre outros problemas já existentes que possam ser agravados com o consumo da bebida.

Qualquer restrição ou exclusão alimentar só deve ser feita para casos específicos como esses e sob recomendação de um nutricionista ou médico.

Benefícios do consumo de iogurte

O iogurte é um alimento derivado do leite e assim como ele, agrega praticamente todos os benefícios e ainda traz outras vantagens.

No iogurte, a lactose — um tipo de açúcar presente no leite — é transformada em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana, onde gerou essa consistência mais cremosa.

O consumo do iogurte é muito bom para melhorar o funcionamento e a saúde do intestino já que os probióticos encontrados nele tendem a deixar de ser “preguiçosos” e passam a funcionar melhor.

Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer com prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão.

Ingerir iogurte todos os dias, pode ainda ajudar a fortalecer os ossos e os dentes pois o alimento é rico em cálcio, que é um mineral que exerce papel importante no organismo.

Além disso, o Iogurte é um ótimo aliado para a dieta porque além do alto teor de proteína, que garante saciedade, fazendo você comer menos, ele ainda é pobre em calorias.

Na hora de comprar um iogurte, na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural — integral ou desnatado —, que pode ser misturado com frutas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

Dica!

Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.

O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.

Baixe agora e agende uma consulta!

Veja mais:

QUERO UM PLANO ALIMENTAR PERSONALIZADO
Smart Fit
Smart Fit

Leia Mais