Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » Atividade física no trabalho? 5 exercícios para fazer até no escritório

Atividade física no trabalho? 5 exercícios para fazer até no escritório

Trouxemos uma lista com 5 exercícios para fazer no escritório, melhorando a postura, a produtividade e o bem estar

24/06/2022Tempo de leitura: 3 mins

Redação Por: Redação

Imagem mostra grupo reunido em um longe de escritório

Sabemos que a rotina pode ser massacrante. Muitas vezes, a falta de tempo e de disposição nos afastam das atividades físicas e, consequentemente, de uma vida mais saudável. A boa notícia é que o treino do dia não precisa ser deixado de lado: se você quiser, dá para se movimentar um pouco até mesmo na sua mesa de trabalho.

Para te ajudar com isso, o Guilherme Lemos, gerente do Departamento Técnico do Grupo Smart Fit, preparou uma seleção com 5 exercícios para fazer no escritório.

5 exercícios para fazer no escritório

Rápidos e práticos, esses exercícios vão dar um up na sua postura e na sua produtividade.

Alongamento de trapézio e região cervical

Tracione a cabeça com as mãos entrelaçadas encostando o queixo no peito e após esse movimento, com a ajuda de uma das mãos, tracione a cabeça lateralmente para um lado e depois para o outro. Permaneça por cerca de 15 a 20 segundos em cada posição.

Depois, repita a série duas vezes e sinta a melhora de tensão nessa região.

Alongamento de cadeia posterior

Coloque um dos pés em cima da cadeira do escritório, apoiando apenas o calcanhar e incline o tronco à frente, mas sem arquear demais a coluna. É importante tentar manter os dois joelhos estendidos, tanto o que está elevado como o que está no chão. 

Faça o mesmo com a outra perna e permaneça por cerca de 15 a 20 segundos em cada posição. Esse exercício ajuda a relaxar a musculatura posterior da coxa e da região lombar.

Alongamento de membros superiores

Com as mãos entrelaçadas, estenda os seus cotovelos levando as mãos acima da cabeça como se fosse encostar as mãos no teto, logo após faça o mesmo movimento com os cotovelos estendidos levando as mãos à frente do tronco e por último, repita o movimento com cotovelos estendidos e mãos unidas com os braços atrás do seu corpo. 

Esses exercícios para fazer no escritório ajudam a relaxar e diminuir a tensão nos músculos dorsais e dos braços. Faça sempre uma série de 20 segundos em cada posição.

Flexão Plantar e alongamento de pernas

Com a ajuda de um degrau, posicione apenas as pontas dos pés na extremidade do degrau e faça movimentos para elevar os calcanhares. Isso ativa os músculos da perna que são responsáveis por facilitar o retorno venoso e a circulação nos membros inferiores. 

Após fazer de 15 a 20 movimentos, com a ajuda do mesmo degrau, apoie apenas os calcanhares no chão e  fique com os dedos dos pés voltados para cima, encostados na borda do degrau para fazer o alongamento desses mesmos músculos. 

Mantenha a posição por 20 segundos em duas séries.

Levante e caminhe

Pode parecer óbvio, mas esse é um dos melhores exercícios para fazer no escritório.

Portanto, a cada duas horas, levante da cadeira e caminhe por poucos minutos no local de trabalho. Uma volta pelo andar, uma ida ao café ou apenas uma caminhada até uma área aberta já são suficientes para amenizar as dores e os desconfortos posturais. 

Leia também

Vem treinar na Smart Fit!
Redação
Redação