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9 hábitos que sabotam o seu emagrecimento

Jejum muito longo e sem planejamento, dormir pouco e mastigar rápido estão na lista

Por: Patrícia Beloni18/12/2020

Hábitos que sabotam o seu emagrecimento

Conseguir emagrecer exige esforço completo! É bem possível que você esteja se alimentando de forma saudável e treinando o suficiente. Mas, alguns hábitos que parecem inofensivos acabam minando todo o processo – pior, sem você nem se dar conta! Listamos aqui comportamentos que são verdadeiros sabotadores do emagrecimento.

O que NÃO fazer para emagrecer

1. Jejum longo

Se o jejum não for parte de um plano de emagrecimento com o aval de um especialista, ele pode gerar o efeito oposto. Isso porque, de acordo com a nutricionista Amanda Silveira, do Smart Fit Nutri, ficar longos períodos sem se alimentar aumenta o apetite e faz com que o consumo, na refeição seguinte, seja maior. “É essencial reconhecer os sinais de saciedade que o nosso corpo transmite para ter bons resultados”, explica. A saída? Ficar atento ao sentir fome de verdade e evitar ficar “beliscando” ao longo do dia.

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2. Restrição alimentar

Você já ouviu dizer que quanto maior a restrição alimentar maior o risco de compulsão? “Há chance de virar um ciclo vicioso e obsessivo com certo alimento e impedindo o emagrecimento”, aponta Silveira. Além disso, quando restringimos nosso cardápio, nos distanciamos de uma variedade nutricional bem importante.

3. Dormir pouco

Além de ser importante para o descanso, o sono atua no sistema imunológico, na recuperação musculação e na consolidação da memória. Negligenciar os momentos de descanso significa abrir mão de um organismo equilibrado e saudável. “Dormir mal aumenta a vontade de comer. Isso abre caminho para o consumo de calorias a mais”, revela Telma Sígolo, do centro médico Consulta Aqui, do Hospital Albert Sabin, de São Paulo. Além disso, estudos pelo mundo todo mostram um aumento consistente do risco de obesidade entre pessoas que dormem pouco, tanto em crianças e adultos, como aponta a meta-análise (que reuniu o resultado de 45 estudos), publicado na revista científica SLEEP, da Sociedade de Pesquisa do Sono.

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4. Ausência de rotina

Não ter uma organização em relação a horários e atividades do dia a dia, invariavelmente, nos leva a escolhas alimentares equivocadas. Vai dizer que você não se rendeu ao “fast food” naquele dia corrido? Planejamento é a chave do sucesso.

5. Má alimentação no final de semana 

Alimentar-se mal todo fim de semana, obviamente, não vai ajudá-lo a baixar o ponteiro da balança, ao contrário: “Perde-se o trabalho de uma semana inteira por causa dos excessos em sábados e domingos”, alerta Sígolo.

6. Comer alimentos integrais em excesso

Os integrais possuem quase a mesma quantidade de calorias do que as versões refinadas. “A diferença é o acréscimo de fibras, que são benéficas à saúde de uma maneira geral. Comê-los sem medida sabota o emagrecimento”, diz a médica.

7. Consumir alimentos ou bebidas “fit” e “zero”

Para eliminar as calorias e realçar o sabor de alimentos e bebidas zero, os fabricantes acrescentam outras substâncias tão prejudiciais quanto o próprio açúcar: os aditivos químicos. Estudos como o publicado na revista científica American Journal of Public Health já associaram bebidas “diet” à obesidade. Escape dessa cilada conferindo os ingredientes nos rótulos e pedindo orientação de especialistas.

8. Comer fazendo outra atividade ao mesmo tempo

A hora da refeição demanda atenção ao prato. Segundo uma pesquisa do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA), se estiver distraído ao celular, por exemplo, você corre o risco de comer mais do que o necessário.

9. Mastigar pouco ou rápido

Estudos (como os publicados no Journal of the American Dietetic Association e no Journal Association of Australia) sugerem que comer devagar maximiza a saciedade. E assim, a quantidade de calorias ingeridas fica sob controle.

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